Sandália, sapatilha e tênis! Dicas de sapato sem salto para noiva

Escolher o sapato ideal é o ponto chave para garantir elegância e conforto durante o casamento. Saiba todos os cuidados na hora de eleger o sapato sem salto para noiva e confira inspirações de modelos de sandálias, sapatilhas e até tênis para o Grande Dia!

Quer dançar até a última música no seu casamento sem cansar? Usar um sapato sem salto para noiva pode ser a solução ideal! Não importa se é sapatilha, rasteirinha, tênis ou botas sem salto – atualmente, muitas noivas têm optado pelo conforto dos sapatos baixos sem perder o estilo!

“Normalmente, as noivas que não gostam de salto são pessoas com um estilo mais esportivo que primam pelo conforto. Mas há casos também de noivas que por razões de saúde ou porque não querem ficar mais altas do que o noivo que optam por sapatos sem saltos. E ele pode ser usado de dia ou a noite e até em cerimônias super tradicionais”, explica a personal stylist Thaiana Wielewski.

sandália, sapatilha e tênis! dicas de sapato sem salto para noiva Sandália, sapatilha e tênis! Dicas de sapato sem salto para noiva Sapato sem salto para noiva como para arrasar

Sapato sem salto para noiva: personalidade e estilo no casamento!

Foi o caso de Tayná Queiroz e Ariela Mayanne Bianca. A cartorária Tayná  tem 1,72 de altura e seu marido é um pouco mais alto que ela – portanto, o sapato sem salto foi uma boa opção para seu casamento.

“Por não gostar muito de saltos eu decidi por sapatilha, já que ficaria confortável e não ficaria do mesmo tamanho dele ou maior que ele”, explica. Para dar um toque mais glamouroso, Tayná queria algo com brilho.

“Quando pesquisei no site e achei aquela sapatilha, foi amor à primeira vista. Diferente, com brilho, totalmente minha cara. Comprei de uma marca que eu costumo usar, então não precisei experimentar”, expõe.

Veja mais: Tudo o que você precisa saber sobre sapatos para noivas

sandália, sapatilha e tênis! dicas de sapato sem salto para noiva Sandália, sapatilha e tênis! Dicas de sapato sem salto para noiva Sapato sem salto para noiva qual modelo usar 7

Já a assistente de atendimento Ariela Mayanne Bianca optou pela sapatilha por uma questão de saúde. “Tenho um probleminha nas juntas e meu pé não dobra o suficiente para usar saltos. Nunca usei na verdade, nem sei qual é a sensação”, conta.

Ela já é adepta da marca Melissa e escolheu um dos modelos que a deixou mais confortável. “Todos sabem que sou apaixonada por Melissa. Acho que todo mundo está esperando para me ver com este sapato. O meu vestido tem um estilo mais despojado que vai combinar”, afirma.

Dá para usar em qualquer estilo de casamento?

Por muito tempo, acreditou-se que o sapato com salto para noiva era obrigatório. “Antigamente não havia essa democracia no vestir, era salto alto e pronto! Hoje a moda está muito democrática em relação à escolha do modelo, cor dos sapatos e tipo de materiais. E os casamentos também mudaram um pouco. Não são tão formais como eram antigamente, refletindo na vestimenta”, pontua Adriana Lana, da marca de sapatos Marie Antoinette Paris.

Dica de ouro: É importante que a noiva se sinta segura e confortável com o modelo escolhido!

sandália, sapatilha e tênis! dicas de sapato sem salto para noiva Sandália, sapatilha e tênis! Dicas de sapato sem salto para noiva Sapato sem salto para noiva como para arrasar azul

“A noiva precisa estar à vontade com a escolha do vestido, sapato, maquiagem, cabelo e tudo o mais que envolve a sua beleza. Durante toda a festa os olhares estarão voltados para ela e, definitivamente, uma noiva com um sapato que permita um caminhar elegante faz toda a diferença aos olhos de quem a admira. E isso só é possível quando a noiva está confortável. Acredito que se a noiva não está acostumada a usar salto, isso pode se tornar um problema e um desconforto ao longo de toda a festa que foi planejada com tanto carinho”, comenta Taisa Maciel, gerente de marketing da empresa Juliana Bicudo.

Leia também: Sapato de noiva | 10 melhores marcas nacionais

Para Marina Borja, proprietária da marca de sapatos que leva seu nome, mais importante do que o tamanho do salto é a escolha do material e das aplicações (detalhes).

“Imagine uma sapatilha de bico fino toda cravejada em cristais para um casamento à noite super glamouroso, ou uma sapatilha de renda branca com aplicações de pérolas para um casamento  romântico e clássico, ou uma sapatilha  de cetim amarelo com uma flor no bico para fim um casamento no campo? Portanto o modelo + material + detalhes da modelo são mais importantes do que a altura do salto”, expõe.

Thaiana acredita que o sapato sem salto pode ser usado de dia ou à noite e até em cerimônias super tradicionais. “Nesses casos, a sapatilha deve ser muito especial e bem elaborada e sofisticada”, destaca.

Como combinar?

sandália, sapatilha e tênis! dicas de sapato sem salto para noiva Sandália, sapatilha e tênis! Dicas de sapato sem salto para noiva Sapato sem salto para noiva como para arrasar com brilho

Algumas dicas para arrasar na combinação:

  • Em primeiro lugar, é importante que a noiva converse sobre a sua preferência com a estilista para juntas pensarem em um modelo que fique bom com um sapato sem salto.
  • De acordo com Thaiana, o ideal é um vestido de noiva que valorize a cintura e que desça fluido a partir da cintura abrindo-se em forma de A ou uma saia solta com movimento.
  • Embora muitos acreditem que estas características são de vestidos para o dia, Thaiana explica que com tecidos nobres, bordados sofisticados na região do busto, um cinto elaborado combinados com mangas longas, é possível ter um vestido mais elegante.
  • A combinação dos materiais com o estilo da festa e do vestido é fundamental. Se o seu vestido é para um casamento de dia, por exemplo, ele não vai combinar com um sapato cheio de brilho, seja ele de salto ou não e vice e versa.  Por isso, é bom evitar modelos mais comuns e esportivos.

Cuidado com a postura!

Quando possível, a personal stylist Thaiana sugere um salto de 3 ou 4 cm, por causa da mudança de postura no corpo.

“Quando a mulher usa um salto, por menor que seja, a postura muda, a ergonomia do corpo é outra. Normalmente, com o salto projetamos os ombros para trás, a postura fica mais imponente, segura – características essenciais para uma noiva. Muitas mulheres sentem-se intimidadas por serem o centro das atenções e acabam curvando o corpo para frente, com o recurso do salto pequeno, elas naturalmente ficam com uma postura mais elegante”, recomenda.

sandália, sapatilha e tênis! dicas de sapato sem salto para noiva Sandália, sapatilha e tênis! Dicas de sapato sem salto para noiva Sapato sem salto para noiva como para arrasar renda branca

Uma possível solução para manter uma boa postura, segundo Adriana, é optar por um modelo que tenha um salto interno – se possível.

Escolha materiais que ofereçam conforto para os pés!

sandália, sapatilha e tênis! dicas de sapato sem salto para noiva Sandália, sapatilha e tênis! Dicas de sapato sem salto para noiva sapato sem salto noiva icasei

Adriana alerta que as pessoas em geral atribuem o conforto aos sapatos mais baixos, mas na verdade, existem alguns detalhes que os deixam mais confortáveis:

  • Use o calçado algumas vezes antes do casamento;
  • Palmilha interna com um salto de pelo menos 1,5cm;
  • Material não sintético (couro natural): para evaporação do suor e por ser mais macio;
  • Prefira modelos de sapatilha que tenham uma palmilha interna de pelo menos 1,5 cm – a coluna agradece!
  • Numeração um pouco maior para evitar desconforto com inchaço dos pés;
  • Cuidado com sapatilhas com muitas pedrarias pois podem enroscar no vestido;
  • Às vezes, só experimentar na loja não é suficiente para verificar se uma sapatilha é confortável, andar em casa (sobre um tapete para não danificar a sola) é fundamental.

A escolha da loja

Adriana alerta que para compras feitas em lojas físicas não há obrigatoriedade de efetuar trocas, porém a maioria realiza. “Por isso, é importante você saber a política de troca da loja. Compras feitas via e-commerce, você tem sete dias para realizar a troca (se necessário).

sandália, sapatilha e tênis! dicas de sapato sem salto para noiva Sandália, sapatilha e tênis! Dicas de sapato sem salto para noiva Sapato sem salto para noiva como para arrasar sandalia

Fuja do tradicional

Para quem vai casar no campo ou para quem quer um casamento bem descontraído, é possível apostar também em tênis ou botas. Super cool, não é mesmo?

sandália, sapatilha e tênis! dicas de sapato sem salto para noiva Sandália, sapatilha e tênis! Dicas de sapato sem salto para noiva Sapato sem salto para noiva qual modelo usar 3

sandália, sapatilha e tênis! dicas de sapato sem salto para noiva Sandália, sapatilha e tênis! Dicas de sapato sem salto para noiva Sapato sem salto para noiva qual modelo usar 1sandália, sapatilha e tênis! dicas de sapato sem salto para noiva Sandália, sapatilha e tênis! Dicas de sapato sem salto para noiva Sapato sem salto para noiva qual modelo usar 2sandália, sapatilha e tênis! dicas de sapato sem salto para noiva Sandália, sapatilha e tênis! Dicas de sapato sem salto para noiva Sapato sem salto para noiva qual modelo usar 4sandália, sapatilha e tênis! dicas de sapato sem salto para noiva Sandália, sapatilha e tênis! Dicas de sapato sem salto para noiva Sapato sem salto para noiva qual modelo usar 5sandália, sapatilha e tênis! dicas de sapato sem salto para noiva Sandália, sapatilha e tênis! Dicas de sapato sem salto para noiva Sapato sem salto para noiva qual modelo usar 6sandália, sapatilha e tênis! dicas de sapato sem salto para noiva Sandália, sapatilha e tênis! Dicas de sapato sem salto para noiva Sapato sem salto para noiva qual modelo usar 8sandália, sapatilha e tênis! dicas de sapato sem salto para noiva Sandália, sapatilha e tênis! Dicas de sapato sem salto para noiva Sapato sem salto para noiva qual modelo usar 9

Matéria: Marina Pastore
Fonte: Revista iCasei