Na hora de escolher o tipo de fotografia, é bom conhecer os estilos que são usados. Hoje fala-se muito nos modelos tradicionais e nos fotojornalísticos (ou espontâneos).

Mas lembre-se que não importa o estilo desde que você se identifique com o fotógrafo e com o que está sendo feito!

Tradicionais

A foto tradicional é caracterizada pelas poses. O noivo e a noiva posam de acordo com a orientação do fotógrafo. De acordo com o fotógrafo José Luiz Karam, este tipo de fotografia tem uma produção melhor e é mais detalhada. “É possível constatar se a noiva piscou”, afirma Karam. Fora isso, a probabilidade de um familiar ser esquecido é praticamente nula.

Para o fotógrafo Marcos Braguetto, o casamento já é uma cerimônia clássica, então nada mais natural do que utilizar fotografias tradicionais. Além disso, ao optar por fotos neste estilo, a chance dos convidados aparecerem por inteiro é quase de 100%. Outra vantagem é não correr perigo de seu álbum ficar fora de moda.

A maior desvantagem é ter que dedicar um tempo da sua festa para posar, o que requer uma certa dose de paciência. Um risco que você também pode correr é que as poses fiquem um pouco forçadas.

Fotojornalisticas

Espontaneidade é a marca de fotos jornalísticas.  Os noivos não ficam posando durante a cerimônia e não seguem um roteiro, tudo o que é registrado é fruto da emoção do momento. Muitas vezes nem dá para perceber que está sendo fotografado.

A desvantagem deste estilo é que nem sempre as fotos agradam, por isso a quantidade de fotografias é muito maior do que no modelo tradicional. “Para obter uma ou duas fotos legais é preciso tirar mais de cinqüenta!”, afirma Braguetto.

Outro risco que você corre ao optar pelas fotos espontâneas é não gostar das suas caras e bocas. “Às vezes a gente registra a noiva chorando ou olhando apaixonadamente para o noivo, na hora de ver a fotografia a noiva se acha feia e daí complica na hora de montar o álbum”, conta Karam.

Além disso, pessoas importantes para você podem não aparecer no álbum. Já imaginou uma foto sem você e a sua sogra juntas? Infelizmente isto pode acontecer.

Consultoria
Karam Foto e vídeo
Braguetto foto e vídeo