A fase de preparativos que antecede uma cerimônia de casamento pode ser causa de grande sofrimento para a noiva, para o noivo e para as pessoas envolvidas com isso de maneira mais próxima.

É noiva brigando com o noivo, mãe discutindo com a filha, noivas aflitas com os mínimos detalhes e famílias em pé de guerra. Todo esse estresse manifesta-se emocional e fisicamente por meio de queda de cabelo, unhas quebradiças, dores musculares, choro, gastrite, insônia, irritabilidade, dores de cabeça. Que noiva quer isso?

A idealização de que esse momento seja perfeito e corresponda às expectativas dos noivos, faz com que eles queiram ter controle de todas as variáveis na esperança de que não ocorram imprevistos. A ânsia por estabelecer um controle de tudo, antecipando todas as possibilidades, beira o impossível e gera insegurança.

E o que fazer para enfrentar essa situação e torná-la prazerosa?

As psicólogas da Amor-Perfeito Paula Beatriz Mitter e Thaís Garcia explicam que não há uma fórmula pronta, afinal, cada um sofre a sua maneira e as soluções de enfrentamento possíveis são várias.

O primeiro passo é perceber o quanto esses preparativos para o casamento e para uma nova fase na vida estão te sobrecarregando. O noivo, os amigos e a família muitas vezes percebem antes de você os sinais de que algo não vai bem.

E você, noiva, tem se percebido como? Tranquila ou estressada? Como anda o seu relacionamento amoroso? Tem reservado tempo para encontrar as amigas, namorar, dormir, fazer umas comprinhas e cuidar de si mesma?

Qualquer semelhança não é mera coincidência. É importante manter o equilíbrio para não deixar que o excesso de preocupações seja maior que a alegria desse momento. Se você se identificou com esse cenário, não hesite em buscar o auxílio de um psicólogo para tornar o enfrentamento dos preparativos para o casamento leve e agradável.

Afinal este momento tem que ser inesquecível não pelos problemas e sim por ser um dia especial e único, o início da vida juntos.

Consultoria:
Amor-Perfeito
– Assessoria Psicológica para Noivos e Recém-casados
Texto: Psicólogas Paula Beatriz Mitter de Carvalho e Thaís Garcia Lira
www.amorperfeito.srv.br