O Verdadeiro Macaron | Pela Chef Maria Clara

Quem já não ouviu falar nos Macarons? São deliciosos e destaca-se pelas cores vibrantes e principalmente por ser um doce diferente do comum.

O Macaron (lê-se em português macarrum) é um doce franco-italiano feito com massa de farinha de amêndoas que vem conquistando muitos brasileiros.  Podem ser feitos de diversos sabores e cores! Existe macaron de chocolate, pistache, castanha, limão, doce de leite, avelã, etc e etc.

foto_macaron_chef_Maria_clara  O Verdadeiro Macaron | Pela Chef Maria Clara foto macaron chef Maria clara

Em Curitiba ele é o queridinho das festas e casamentos, ganhando destaque nas mesas de doces ou como lembranças especiais, muitas vezes disputando atenção dos convidados com o tradicional bem-casado.

Estes doces lindos e deliciosos são tendência! Por este motivo convidamos a Chef Maria Clara expert no assunto, com mais de 30 recheios diferentes no menu criados por ela para dar algumas dicas sobre este delicioso doce. É claro, contar o segredo porque o seus macarons fazem tanto sucesso. Confira!

foto-Chef-Maria-Clara  O Verdadeiro Macaron | Pela Chef Maria Clara foto Chef Maria Clara

 Em meados de 2011, onde ainda cursava Gastronomia, finalmente comecei a estudar o que realmente queria para a minha vida: A Confeitaria. Foi na faculdade que conheci o doce que é considerado o doce mais difícil do mundo, o macaron.vata na área, sabia de pouca coisa dentro da confeitaria. A primeira vez que ouvi falar em macarons, achei um nome muito estranho e misterioso. Sim, misterioso pois naquela época, nem os grandes profissionais gostavam de falar muito por conta do seu grau de dificuldade. Muitos não fazem até hoje pois não descobriram os segredos desse doce magnífico.

Aos poucos fui pesquisando e começando a me apaixonar por ele, mesmo nunca se quer ter provado. Sou apaixonada por cores, mais um motivo por ter criado uma grande admiração.

Tive que partir para o Plano B. No ano seguinte, em 2012 e já formada, por graça do destino, abriu um curso de macarons em minha cidade – antes disso teria que ter viajado para São Paulo ou até mesmo para fora do país para aprender esta iguaria. Neste curso aprendi como se faz, mas não foi o suficiente. 

Em todas as minhas receitas, todas elas davam errado! Perdi quilos e quilos de massas prontas por conta de um forno não compatível, de manuseio errado, de receita que não me adaptei. Nisso foram longos 3 anos até aprimorar a minha técnica, investimento com equipamentos adequados e o principal: receita minha. Sem nenhum tipo de mentoria especializada, tive que pesquisar na internet e ler muito sobre eles. Minhas aulas de francês me ajudaram muito neste processo de preparo perfeito do macaron.

Além disso, o macaron é um doce caro. Sua principal matéria prima, a farinha de amêndoas, é um produto nada “baratinho”. Lembro-me bem da época em que comprava em apenas um único estabelecimento de Curitiba. Hoje já é um produto que se acha fácil em casas de secos e molhados por apenas R$ 149,90 o quilo.

Por qual razão aumentou tanto o valor? Ele é um produto importado. É possível fazer macarons com outros tipos de farinha? É sim, mas o resultado não é igual. A maciez e o sabor único do macaron francês se dá por conta das amêndoas.

Desconfie do fornecedor que faz promoções de macarons, com o valor muito abaixo do mercado. Além de não ser um produto de receita original francesa, não terá a mesma qualidade. Aconselho sempre a buscar referências e se possível agendar uma degustação.

O macaron perfeito é aquele que tem as bolachas lisas, sem imperfeições e com o famoso “pé” em sua base, sem contar a maciez. Se você provar um macaron duro, como falei anteriormente, foi feito com material não original da receita.

macaron_lembrança_chef_maria_clara  O Verdadeiro Macaron | Pela Chef Maria Clara macaron lembran  a chef maria clara

Portanto, se você procura macarons para o seu evento, saiba que o investimento será certeiro! Você ainda pode substituir os bem-casados das lembrancinhas por macarons e sem contar que terá mais cor na mesa de doces.

Doce único, sabores únicos e personalizados esta é a tendência para a confeitaria no ramo de casamentos. Pois cada casamento é especial e tem que ser único, como os macarons.

Se você ficou com água na boca vai ficar ainda mais, separamos alguns sabores deliciosos que a Chef Maria Clara prepara para festas e casamentos. Clique nas imagens para ampliá-las….
Quer ver mais? Acesse o site Chef Maria Clara


Consultoria:

Maria Clara Malhovano
41 3225.4272
clara@chefmariaclara.com.br
www.chefmariaclara.com.br
Facebook Chef Maria Clara