O dia está chegando! Ele já deu a maior força para você e esteve presente em cada detalhe, agora é a vez dele escolher qual traje usar no casamento.

É muito importante que a roupa dos dois combine uma com a outra, para o casal ficar em harmonia. A primeira coisa a fazer é chegar a um acordo sobre o que os dois vão usar, levando sempre em conta o tipo de cerimônia, o horário e o estilo do casal. O que não falta são alternativas para todas as ocasiões.
Sempre e bom lembrar que o clássico nunca cai de moda e a chance de errar fica bem reduzida. Esse dia pede um modelo diferenciado, dos demais convidados ou do dia a dia, assim como a noiva o noivo estará em destaque.

O horário da cerimônia influi na escolha do traje, quanto aos modelos não existem maiores problemas, visto que os modelos usados pela manhã poderão ser vistos durante todo o dia, inclusive à noite.

Se optarem por uma linha mais simples, pode ir de terno sem medo. O terno consiste em calça, colete, paletó e gravata, esta num tecido mais nobre ou modelo mais elaborado, como plastom. O que irá dar a harmonia será a cor do traje e os acessórios.

Confira o que usar em cada horário:

De Manhã

Antes do meio dia pede tons mais claros, visto que o sol é bem comum neste período, à temperatura normalmente e mais elevada. Pode-se escolher entre vários tons de cinza, bege, tons de verde. No verão, não hesite em usar um tecido mais leve, mais com um bom caimento. Nas regiões em que o clima sempre é frio a cor permanece em tons claros, os tecidos ficam mais robustos.

A camisa e a gravata devem combinar com o terno, ousando um pouco na estampa e na cor da gravata. E bom lembrar que os tons como branco não estão em alta.

Mas como toda regra tem sua exceção, o meio fraque, que e um clássico para os noivos, pode ser usado sem problema algum, de manhã até a noite, sem medo de errar. Sua cor tradicionalmente é escura, paletó grafite, colete cinza, calça de risca, camisa branca e gravata plastom.

A Tarde

Se a cerimônia for no final da tarde as melhores opções de terno são os de cor grafite e marinho. Com sapatos pretos. A gravata pode ter alguma cor mais divertida, pois ainda não escureceu, e os tons da camisa podem ser mais variados, desde que sejam bem clarinhos. Brilhos ainda ficam reservados para noite, assim como verniz.

A Noite

A noite pode-se ousar mais, os tecidos podem ter mais brilho, os acessórios mais sofisticados, as cores ficam bem mais escuras. O terno pode ser azul marinho, grafite escuro, preto. A camisa deve ser mais f

 

ormal, branca ou azul muito claro, a gravata com motivos mais discretos e sapatos pretos. O clássico meio-fraque também entra como opção para casamento à noite.

Em casamentos grandes e requintados, após as vinte horas, a casaca entre em cena. Este modelo é praticamente igual ao meio-fraque só que tem uma cauda, que se estende até altura do joelho.

Para não errar use sempre o bom senso e tenha em mente que a camisa deve ser sempre mais clara do que o terno, e a gravata em tons sempre mais escuros que a camisa. O noivo deve sempre usar camisa social e lisa.

Além da gravata, dê atenção especial a estes detalhes:

-> Meias – O ideal é que sejam finas e no tom da calça.
-> Sapatos – Devem seguir o figurino e também ser do mesmo tom que o terno. São sempre pretos com fraque, casaca e ternos grafite e marinho. ->Lenços e faixas – Vai depender do modelo, mas procure manter a discrição. Afinal são apenas detalhes da roupa.
-> Abotoaduras ou capas de botão – Nada o obriga a usá-las, mas elas vão complementar de forma muito requintada todo o visual.