Foto: Anderson Netto

Para os apaixonados por casamentos confiram alguns mitos e curiosidades sobre o casamento

Você sabia que o casamento da Rainha Vitória (Inglaterra) foi um divisor de águas na história dos Casamentos? Isso porque a maioria das tradições seguidas até hoje nestes rituais surgiram a partir deste evento. Confira quais são:

Marcha Nupcial
A Rainha Vitória encomendou ao músico Felix Mendelssohn, do qual ela era fã, uma composição especial. A música ficou conhecida como “Marcha Nupcial” e foi composta em 1842. Ela ganhou fama ao ser usada para o casamento de uma das filhas da Rainha Vitória.

curiosidades_e_mitos_do-casamento  Curiosidades e Mitos sobre o Casamento curiosidades e mitos do casamento
Foto: Konrahd

Vestido Branco
Símbolo de pureza e castidade, o vestido branco já fazia parte do vestuário de noivas desde a antiguidade. Porém chegou a perder espaço para os vistosos tecidos vindos do Oriente por volta do século 10, onde as noivas passaram a se vestir com cores fortes, como o vermelho por exemplo. E foi em 1840, com o casamento da rainha Vitória, da Inglaterra, que o branco, ícone de pureza, voltou a dominar.

materia_curiosidades_e_mitos  Curiosidades e Mitos sobre o Casamento materia curiosidades e mitos
Foto: Pinterest

Padrinhos e Damas de Honra
As damas de honra existem desde a Antiguidade, quando as noivas se casavam ainda crianças e precisavam da ajuda das irmãs para se vestir. Os padrinhos surgiram na época em que os matrimônios eram arranjados pelos pais do casal. Escolhiam-se padrinhos para tornar a união reconhecida pelo restante da sociedade. Atualmente as damas de honra ou madrinhas são responsáveis por ajudar a noiva durante o período de preparativos do casamento.

Véu e Grinalda
O livro Gênesis, da Bíblia, conta que Rebeca se cobriu com um véu quando se aproximou do futuro marido, Isaac. Desde então, muitas noivas usam véu, porém este hábito só foi popularizado pela Rainha Vitória. Já a grinalda tem forma de coroa com o intuito de distinguir a noiva dos demais convidados e lhe dar um ar de realeza.

Foto: Anderson Netto  Curiosidades e Mitos sobre o Casamento mitos e curiosidades casamwnto 031
Foto: Anderson Netto

Posição dos noivos no altar
A razão da noiva ficar sempre do lado esquerdo do seu noivo tem a sua origem nos anglo-saxões. O noivo, temendo a tentativa de rapto da noiva, deixava sempre o braço direito livre para tirar a sua espada.