Quando uma noiva decide se casar, logo se imagina na porta da igreja com um dia lindo, um super vestido, uma super produção… E é claro, todos os olhares voltados para ela.

Para que esse sonho se realize, ela precisa estar segura e confiante.  Tem que estar se sentindo bem, uma diva glamourosa e plena! Seu sonho é: que o dia comece e termine bem!!!

Pensando nisto convidamos a maquiadora  Leonora Lima,  que há mais de 13 anos produz noivas e suas convidadas, para dar dicas de como escolher a profissional e o make para o grande dia.

O começo…

Ao contratar uma profissional de maquiagem, a noiva precisa ter a certeza que a produção estará intacta ao longo da cerimônia e recepção. É importante que fique linda perante o olhar do noivo e convidados, assim como linda nas fotos e filmagens.

A maquiadora precisa ter sensibilidade para realçar a beleza da noiva. Ter produtos e domínio de técnicas, para que o make seja valorizado perante as lentes do fotógrafo e cinegrafista, comenta Leonora Lima.

As vezes a ansiedade é maior que a felicidade em estar realizando um grande sonho. Por isso, aproveite aquele momento do making off, para relaxar. Entregue seu rosto aos cuidados de um profissional que vai  lhe deixar linda e  principalmente aproveite esse tempo para relaxar, respirar e se concentrar no dia feliz que esta por vir.

Fazendo isso, ao invés de ficar nervosa, você começara a cerimônia com o rosto feliz e coração leve!

Noiva Leonora Lima  Maquiagem para Noiva: Com que make eu vou? noiva leonora lima 04
Noiva Roselaine / Foto Estúdio Dos

Minimize os erros, evite stress…

Faça seu teste de maquiagem (prévia) com antecedência, preferencialmente junto com a prova do vestido, assim você terá uma noção de como ficará bela no seu grande dia!

Algumas noivas temem não parecerem consigo mesmas, especialmente aquelas que costumam usar pouca maquiagem no dia a dia. Porém, diz Leonora, o casamento envolve um vestido sofisticado, um penteado elegante, um véu e um buquê de flores, e todos esses elementos dificilmente fazem parte do cotidiano da noiva. Mesmo que discreta, a produção necessita sair do lugar comum.

Outras temem que o make não apareça, que o profissional não capte as suas ideias. Antes de contratar um maquiador, peça para ver o portfólio do trabalho dele. Com apenas algumas fotos você poderá saber se o profissional cobrirá seu padrão de exigências, e se vai adicionar o “toque de Midas “para exteriorizar sua beleza, seja ela suave ou expressiva!

Tanto na prévia quanto no dia, peça para tirar uma foto com a maquiagem pronta. Se alguma coisa estiver estranha você vai perceber na foto e pode pedir para corrigir antes de sair. Se você tem muitas manchas ou cicatrizes, mencione isso nos primeiros contatos para que o maquiador esteja prevenido para atenuar essas marcas com os melhores recursos.
Vale falar também da cor e do tipo da sua pele.

Cheque se os produtos que serão usados contêm filtro solar. Geralmente as partículas do FPS reagem mal com os flashes e deixam a noiva com o rosto muito branco.

Se a noiva gosta de determinado batom, ou só usa determinado tipo de base, tem alergia a algum produto…ou quer usar cílios diferenciados, informe com antecedência a sua maquiadora para que ela possa providenciar, ou se for o caso, a noiva poderá levar seus próprios  produtos,  para que façam parte da composição do seu make.

Contrate uma maquiadora que tenha Know-how. É  importante que a profissional conheça técnicas, use bons produtos, (Bases de longa duração, produtos à prova d’água e sprays de fixação são itens de fundamental importância para um make de sucesso), porém é muito importante que ela tenha paciência, tenha atitude e lhe dê apoio em situações emergenciais e principalmente tenha afinidades com você, com seu dia e com a sua história!

Se você gostou dos trabalhos anteriores do maquiador e também do teste que fez, confie no profissional e considere os conselhos e indicações que ele te der. Se for sugerido que é melhor não usar sombra prata, por exemplo, ele deve saber do que está falando. Assim você vai ter menos uma coisa com o que se preocupar!

Mesmo com a opinião do maquiador, a sua vontade tem mais força na hora de decidir pelo tipo de maquiagem. Se fizer parte do seu estilo carregar os olhos com sombras escuras, faz sentido fazê-lo também no dia do seu casamento. Explique suas preferências e estabeleçam um consenso.

Maquiagem para Noiva: Com que make eu vou? materia com que meke eu vou
Noiva Patrícia / Foto Fernanda Abreu

A pesquisa…

Além de pesquisar o trabalho da maquiadora que irá lhe deixar linda através de blogs, sites, redes sociais, procure conversar com amigas que já vivenciaram a experiência, com sua cerimonial ou organizadora do evento, a ordem é pesquisar… pesquisar… pesquisar. Ter boas referências é muito importante, então procure outras noivas que foram clientes do profissional e pergunte como foi a prestação do serviço. Como a maquiagem reagiu durante a festa? E nas fotos?

Certifique-se de que a profissional pode fazer o cabelo e a maquiagem. Caso você opte por fazer o cabelo com outra pessoa, avise ao maquiador e veja se ele estará confortável com isso.

Leve fotos e sites de referência sobre a sua produção, mostre também fotos do seu vestido e acessório de cabelo. Dê ao profissional base para que ele lhe ajude a construir a produção perfeita. Mas lembre-se, cada profissional tem um traço e estilo próprio, a referência é importante e até pode ficar bem parecida, mas não exija que fique igual da foto, mesmo porque cada noiva é única!

É interessante pedir opinião do profissional sobre a interação entre o cabelo e a maquiagem. Qual penteado vai valorizar mais a make ou qual make é mais indicada para um penteado super elaborado ou um solto descontraído? A mesma coisa se aplica em relação ao vestido.

Cada profissional tem o seu tempo de executar a produção, indicamos que o profissional chegue com antecedência de no mínimo 04 horas, que para que os horários não fiquem tumultuados, e para que a noiva possa lanchar e relaxar durante as horas que antecedem a cerimônia, e principalmente para que possa ficar pronta com antecedência  suficiente para que os fotógrafos e cinegrafistas façam sua parte, e que possa seguir tranquilamente o traslado hotel/cerimônia.

Alguns maquiadores se disponibilizam a acompanhar a noiva durante a festa para garantir os retoques ou até para “carregar” a make e criar um segundo look para a festa.
Atente-se ao valor e ao tempo de festa incluído.

Não tenha vergonha de fazer mil perguntas. Quem trabalha com noivas entende o stress envolvido em todo o processo de organizar uma festa tão importante. Explique que você quer que tudo saia perfeito, mas seja sempre delicada.

noiva_leonora_lima_03  Maquiagem para Noiva: Com que make eu vou? noiva leonora lima 03
Noiva Raquel / Foto Lucas Rachinski

Consultoria:
Leonora Lima Maquiadora
(41) 9909.2641 / 3332.9391
www.leonoramaquiadora.com.br

Confira o trabalho de Leonora Lima no Site da Noiva. Clique aqui!