Muitas noivas devem se perguntar: O que faz um Cerimonial? Será mesmo importante contratar esse profissional?

O Cerimonialista é um profissional indispensável no dia do casamento, pois neste dia sempre pode acontecer alguns imprevistos e este profissional irá ajudar proporcionando tranquilidade aos noivos e familiares.

O trabalho de um cerimonialista pode começar até um ano antes, indicando e auxiliando os noivos na escolha de fornecedores a serem contratados, ajudando na organização da festa, ou seja, prestando o serviço de assessoria ou consultoria. A noiva também tem a opção de contratar os serviços do profissional somente para o dia, o cerimonialista será responsável pelo andamento e detalhes da festa.

No dia do casamento o cerimonial é o responsável por todos os detalhes assegurando e proporcionando tranquilidade aos noivos e familiares. Isto se inicia com o contato com todos os profissionais, conferência na montagem da decoração (tanto na igreja como na recepção).

Durante a cerimônia religiosa coordena as entradas dos padrinhos, pais, noivo, e todos os detalhes. Na recepção atende os convidados, para que todos sejam bem servidos, assessora o fotógrafo para que as fotos dos padrinhos e familiares transcorram com tranquilidade, coordena as entradas dos pais, noivos, corte do bolo, brinde, valsa e todas as demais situações previamente combinadas em reuniões anteriores.

Concluindo ao final da festa com a conferência das bebidas e número de convidados, além das providências com relação a presentes entregues na última hora, sobras de bolo, docinho, organização das brincadeiras e distribuição de adereços. O cerimonial ainda pode oferecer serviços adicionais como devolução de trajes, confirmação de presença, acessórios para brincadeiras ( óculos, néons, plaquinhas para fotos, etc.).

De uma maneira geral podemos dizer que o cerimonial cuida do seu grande dia a fim de que ele ocorra com a perfeição que você tanto sonhou e planejou. Para que isso ocorra é preciso um trabalho anterior ao dia do casamento, esse trabalho consiste em reuniões com os noivos para acertar os detalhes do casamento, promovendo ensaios se necessário e se possível.

Contatar os profissionais contratados com antecedência para combinar os roteiros das cerimônias religiosa e social, para evitar eventuais contratempos, verificar junto ao local onde acontecerá o evento a disposição das mesas e entrega da decoração e demais decisão e planos que os noivos tenham para sua recepção.

Para contratar este serviço, procure um profissional que atenda suas expectativas de qualidade, um profissional experiente, se informe dos trabalhos já realizados, da honestidade e da competência antes de definir. A empatia e segurança são muito importantes.

Não esqueça que você irá entregar a coordenação do dia mais importante de sua vida nas mãos dele, e não tem como voltar atrás de um trabalho inadequado, pois tudo se resume numa boa contratação. Escolhendo um cerimonialista competente as chances de dar algo errado serão mínimas.

Consultoria:
Dulce Menezes Cerimonial