5 Dicas para Contratar o Fotógrafo do seu Casamento

5 Dicas para Contratar o Fotógrafo do seu Casamento

Texto: Tiago Carvalho
Fotos: Daniel Jr.

Hoje em dia existem muitos aventureiros no mercado. Muitas pessoas que acreditam que ao ter um equipamento (algumas vezes bons equipamentos) já podem se intitular fotógrafo e se arriscar ao vender trabalhos. Sem contar que, ao fazer isso, quem corre o risco, na verdade, é o próprio cliente.

Você sabe identificar e se defender desse aventureiro?

Caso você acredite que não exista problema em contratar um aventureiro, pense que o seu casamento não é uma aventura. Sua família não é uma aventura e a história da sua vida pode até conter muitas aventuras (assim como a minha haha), mas não pode estar nas mãos de quem não leva isso a sério.

5 dicas para contratar o fotógrafo do seu casamento 5 dicas para contratar o fotógrafo do seu casamento 5 Dicas para Contratar o Fotógrafo do seu Casamento foto 03

Fotografia é uma profissão como qualquer outra (e custa caro!), mas que exige que sejamos, além de artistas completos, verdadeiros empresários. Sem mais delongas, vou te dar algumas dicas de como contratar um fotógrafo para o seu casamento e, mais que isso, contratar o fotógrafo IDEAL para o seu casamento.

01. Faça uma visita pessoal. SEMPRE!

Bons fotógrafos são especialistas em fotografia. Não em filmes, cerimoniais, decoração, carros etc. Portanto, bons fotógrafos possuem um bom local pra receber seus clientes e mostrar seu trabalho, pois conseguem se dedicar ao máximo à sua função.

Fotógrafos “X-tudo” (que fazem diversas coisas ao mesmo tempo), na verdade, não são especialistas em nada. Você não quer alguém que preste um serviço “mais ou menos” no seu casamento, certo?

Portanto, um bom fotógrafo saberá te receber e vai querer te mostrar apenas o seu trabalho como fotógrafo de casamento. Nada como uma visita pessoal pra ver isso com seus próprios olhos e perceber a diferença.

5 dicas para contratar o fotógrafo do seu casamento 5 dicas para contratar o fotógrafo do seu casamento 5 Dicas para Contratar o Fotógrafo do seu Casamento foto 0102. Entenda a diferença entre “Empresa de Casamentos” e “Fotógrafo do seu Casamentos”

Algumas empresas possuem vários fotógrafos e assumem o compromisso de realizar vários casamentos por final de semana ou até mesmo mais de um casamento por dia. Mas é claro que nem todos os fotógrafos dessas equipes são do seu agrado. Podem até serem bons tecnicamente, mas será que todos eles vão te agradar? Todos eles têm o estilo que você procura? Você sabe qual deles estará no dia do seu casamento? Gosta de contar com a sorte? Tenho certeza que não!

Um bom fotógrafo é aquele que dedica seu tempo e conhecimento à sua história. Ele será o profissional que vai passar mais tempo com você. Ele chegará no início do making off e sairá somente quando a festa acabar. É claro que ele não consegue atender mais de um casal no mesmo dia. Alguns fazem somente um casamento por final de semana (isso mesmo!). A entrega é tanta, que ao passar 12 ou 15 horas com um casal em um dia, seria impossível se entregar 100% no dia seguinte para o próximo casal.

É obvio que o valor de um bom fotógrafo é maior que uma empresa que faz vários casamentos por final de semana, mas a questão é custo benefício. Essa é a próxima dica!

5 dicas para contratar o fotógrafo do seu casamento 5 dicas para contratar o fotógrafo do seu casamento 5 Dicas para Contratar o Fotógrafo do seu Casamento foto 0403. Entenda a Relação Custo/Beneficio

Sabemos que nem todos os casais possuem rios de dinheiro pra contratar os mais caros. Nem todos os mais caros são realmente os melhores, mas normalmente sim. Mas mesmo que você possua esse rio de dinheiro, não quer jogar fora, certo? Então entender essa relação é primordial.

Você pode ter se encantado com uma promoção incrível de um certo fotógrafo e já estar com a certeza que vai contratá-lo, mas pense bem. Bons fotógrafos têm um custo operacional mais alto, pois possuem materiais exclusivos pra fazer seus álbuns, trabalham com outros artistas para fazer os melhores produtos, estudam muito, fazem diversos cursos e participam de congressos, viajam muito (pra ter conhecimento) e assim vai.

Fotografia é arte e tudo é muito caro pra esse profissional, então desconfie dos discursos de preço baixo. Desconfie das promoções esmagadoras de preços. Fotógrafos que competem por preço não são fotógrafos… são apenas aventureiros fadados ao fracasso!

Então contrate um fotógrafo pelo estilo dele, pela empatia com você, pelo valor que ele dá pra sua história e pra sua família e, principalmente, pela entrega dele!

5 dicas para contratar o fotógrafo do seu casamento 5 dicas para contratar o fotógrafo do seu casamento 5 Dicas para Contratar o Fotógrafo do seu Casamento foto 0204. Entenda o motivo de ter um álbum de fotografias

Estão preparados para uma notícia bombástica? Então lá vai!

O álbum que você vai comprar, não será seu! Não é para você! Achou triste? Doeu, né?

Mas saiba que é por uma boa causa! O álbum que você vai comprar com o fotógrafo que você contratou será responsável por contar a história da sua família para as próximas gerações (filhos, netos etc.). Será a forma que você terá de escrever seu nome na história de forma definitiva. Você deverá ter orgulho de mostrá-lo aos seus amigos e familiares, por isso é muito importante que você o faça com o fotógrafo que te agrada 100% em todos os aspectos. Mesmo que o valor que ele cobre seja mais alto do que você gostaria que fosse ou que você possua. Eu, particularmente, prefiro economizar nos docinhos, na mesa do café (que ninguém usa e é uma fortuna) e em muitas outras coisas que considero infinitamente menos importantes.

5 dicas para contratar o fotógrafo do seu casamento 5 dicas para contratar o fotógrafo do seu casamento 5 Dicas para Contratar o Fotógrafo do seu Casamento foto 05 105. Entenda o que é linguagem fotográfica do seu fotógrafo

Linguagem fotográfica é traduzida como o estilo que o seu fotógrafo utiliza. Por exemplo, estilo clássico, tradicional, fotojornalismo, contemporâneo e por ai vai.

Bons fotógrafos não trabalham apenas com equipamento. Eles fotografam com toda sua bagagem emocional e isso engloba os livros que ele leu, os filmes que ele assistiu, as viagens que ele fez, os locais onde já fotografou, as pessoas que ele se envolve e muitas outras coisas.

Todas essas informações são úteis e servem como inspiração e fonte de força pra um bom fotógrafo. Tenha isso sempre em mente!

Você não deve contratar apenas uma pessoa com uma câmera e um curso básico de fotografia. Você deve contratar um bom empresário, uma boa pessoa em quem você possa confiar, uma pessoa agradável pra você passar até, quem sabe, 18 horas no dia mais importante na sua vida e na vida de quase todos os seus familiares e amigos.

Um bom fotógrafo deve entender o significa um casamento. Deve entender o que é ter família. Isso tudo em conjunto forma a linguagem fotográfica (ou estilo) de um fotógrafo.

Um bom fotógrafo vai escrever um livro com as fotografias do seu casamento e, como todo bom livro com uma bela história, o autor precisa conhecê-la.

Então conheça muito bem o seu fotógrafo (assim você vai conhecer o estilo dele) e deixe que ele te conheça também!

Texto: Tiago Carvalho
Fotografias: Daniel Jr.
Conhece alguém que vai casar? Então partiu compartilhar!!!