13 Dicas Imperdíveis de Como Definir a Lista de Convidados do Casamento.

13 Dicas Imperdíveis de Como Definir a Lista de Convidados do Casamento. 31 single default
Um dos pontos fundamentais que definem o valor da festa, a lista de convidados do casamento precisa ser feita com muita calma e objetividade. Quem deve decidir os convidados são os noivos, e ninguém mais. Com a nossa experiência, percebemos que a lista de convidados é onde o casal tem mais dificuldades. Infelizmente, ou felizmente, ninguém poderá facilitar a decisão, nem mesmo sua cerimonialista ou assessora.

Para evitar constrangimentos com parentes, amigos, colegas de trabalho, temos alguns pontos que devem ser levados em conta antes de fechar a lista de convidados do casamento.

1. Como começar a lista de convidados?  

O primeiro passo para um casamento bem sucedido começa pela lista de convidados. O número de pessoas vai interferir diretamente na escolha do local, quantidade de comida, bebida, e demais itens. Então, indicamos começar a lista com as pessoas mais próximas, aquelas que realmente participam da vida do casal. Só depois considere parentes mais distantes, amigos dos pais e do trabalho.

Dicas práticas para ter mais organização: Depois das pessoas próximas, liste bisavós, em seguida os avós, tios, primos, padrinhos e amigos. Outra sugestão é fazê-la em ordem alfabética. Fica mais fácil de achar os nomes, evitar repetições e não esquecer de ninguém.

2. Como alinhar o tamanho da lista com o orçamento? 

O tamanho da lista é diretamente influenciada pelo orçamento que o casal tem para a festa. Não o contrário. Por isso é tão importante que ela seja definida logo no início do planejamento – e, na dúvida, o melhor é partir de uma quantidade modesta de convidados, mais pé no chão. Pois a tendência é sempre haver um aumento da lista de convidados conforme o casamento se aproxima.

13 Dicas Imperdíveis de Como Definir a Lista de Convidados do Casamento. lista de convidados do casamento 3

3. Erros mais comuns na elaboração da lista? Como evitá-los? 

Um erro comum é os noivos fazerem listas separadamente. Pode apostar, além de extensa, provavelmente ficará fora do orçamento. Outro erro é convidar pessoas apenas por protocolo, mesmo que ultrapasse o limite pensado pelo casal. Não convide pessoas por obrigação.

4. Quando devo começar a montar a lista de convidados do casamento? 

No começo do planejamento. Como abordamos anteriormente, escolhas cruciais dependem do número de convidados. Buffet, espaço da festa, número de mesas, convite, etc. Se o casamento não envolver festa, e for só na igreja, a regra é a mesma. O casal precisa saber a quantidade de pessoas para encontrar um local que possa acomodá-los. Ambientes lotados ou vazios, sempre desagradam.

5. Os pais podem interferir na escolha dos convidados? 

Esse é um dos pontos delicados. Se os pais estão participando financeiramente da festa, ou não, é educado permitir que eles tenham convidados, porém sempre com bom senso e priorizando o cumprimento do orçamento.

6. Terei que cortar convidados, e agora? 

Proximidade será determinante. Quando precisarem “cortar” nomes, avaliem quem são os convidados obrigatórios e, especialmente, a proximidade destas pessoas com os noivos.

7. O que fazer se a família do noivo/noiva está bancando a festa e acha que pode convidar mais pessoas? 

Evite o problema antes dele aparecer. Quando qualquer uma das famílias se oferece para ajudar com as despesas, deixem claro que a lista de convidados terá um limite, desde o início. Uma boa solução é estabelecer um número fixo de convidados como cota dos pais. Assim, eles também lidam com os próprios cortes da lista, não sobrecarregam os noivos, evitando situações indelicadas. Se esse “sistema” ficar bem claro, outro problema é evitado: o pedido dos pais para convidar um antigo amigo da família, que mal conhece o casal.

8. Preciso convidar o namorado de uma amiga que gosto muito ou posso chamar somente ela? 

Outro ponto delicado. Se o número de convidados já está no limite, os noivos têm o direito de não chamar e explicar o motivo, mas correm o risco da amiga ficar chateada, não comparecer ao evento ou ir embora muito cedo. Pode-se convidar somente a amiga, mas dificilmente alguém vai a um casamento sozinha, principalmente se a convidada não conhece mais pessoas além dos noivos.

9. Fica indelicado convidar apenas o amigo e deixar de fora a família dele, já que não temos muito contato? 

Nesse ponto não existe negociação. O convite deve ser feito às pessoas mais próximas e que participam da vida do casal. Mas lembre-se de colocar no convite apenas o nome do amigo, para deixar claro que é apenas ele o convidado.

13 Dicas Imperdíveis de Como Definir a Lista de Convidados do Casamento. 11

10. Como responder a pedidos indiscretos, como o de um primo que quer levar a garota com quem ele está ficando? 

Por ser parente, deve-se ter um pouco de jogo de cintura. Explique que  ficariam muito felizes com a presença dela, mas o orçamento está bem complicado e por isso vocês precisaram manter a quantidade de convidados pré-estabelecida.

11. Como definir os convidados do trabalho? Chamo somente os mais próximos ou preciso convidar a todos? 

Novamente, lembre-se que existe um orçamento e uma ordem de prioridades. Ao optar por escolher apenas os colegas mais próximos, que têm convívio com o casal fora do ambiente de trabalho, evite comentar sobre o casamento. Entregue um convite individual, de maneira discreta, de preferência em outro local.

12. O RSVP é aconselhável? 

RSVP é a sigla para “Répondez S’il Vous Plaît” – expressão francesa que significa algo como “responda por favor”. O serviço de confirmação de presença é interessante para o casal ter uma noção aproximada da quantidade de convidados. É ótimo para evitar desperdícios ou a falta de algum item. Nos últimos 10 dias antes do evento, imprevistos podem alterar um pouco o quadro. Mas o número de confirmações fica bem próximo ao real. No geral, o número de faltas gira em torno de 20% de todos os convidados da lista de casamento.

13. É indelicado pedir para confirmar presença e, a partir daí, convidar outras pessoas que estavam de fora? 

Sim, e muito. O RSVP é uma ferramenta útil, mas como o retorno é obtido apenas 15 dias antes do evento, fica em cima da hora para convidar outras pessoas, e se você fizer isso, elas perceberão que foram convidadas só porque sobrou lugar.

Esperamos que depois dessas dicas, você consiga montar a sua lista de convidados do casamento sem stress e preocupações.

Nosso Pinbook, o planner de casamento que é a sua verdadeira madrinha de bolsa, tem um capítulo especial para você organizar e visualizar as pessoas que irá convidar. Saiba mais aqui.

E como sempre, se tiver mais dúvidas, é só mandar uma mensagem ou comentar aqui no post! =)

Lemon Pin
www.lemonpin.com.br
lemon@lemonpin.com.br
(41) 4101-2239 / 9963-1800

13 Dicas Imperdíveis de Como Definir a Lista de Convidados do Casamento. selo verde 200x200